INF 1771 - Inteligência Artificial (2015.1) |
|
|
|
Material das Aulas:
Listas de Exercícios:
Trabalhos:
Notas:
Ementa do Curso:
- Introdução
- Inteligência Artificial
- Evolução da Inteligência Artificial
- Agentes Inteligentes
- Busca
- Resolução de Problemas por Meio de Busca
- Busca Cega
- Busca Heurística
- Busca Local
- Algoritmos Genéticos
- Lógica
- Lógica Proposicional
- Lógica de Primeira Ordem
- Prolog
- Planejamento
- Planejamento de Ordem Parcial
- Planejamento Não-Determinístico
- Aprendizado de Máquina
- Aprendizado Supervisionado
- Aprendizado Não Supervisionado
- Aprendizado Por Reforço
- Inteligência Artificial para Jogos
- Conceitos
- Waypoints e Pathfinding
- Máquinas de Estados para Jogos
- Outras Técnicas
Critério de Avaliação: 12
- Listas de Exercícios (N1 – peso 2.0)
- Trabalhos (N2 – peso 8.0)
- M = (N1+N2)
Bibliografia Principal:
Russell, S. and Norvig, P. Artificial Intelligence: a Modern Approach, 3nd Edition, Prentice-Hall, 2009.
Bibliografia Complementar:
Mitchell, T. Machine Learning, McGraw–Hill Science/Engineering/Math, 1997.
Bratko, I. Prolog Programming for Artificial Intelligence (3rd edition), Addison Wesley, 2000. ISBN 9780201403756.
Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.
Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.
Semestres Anteriores:
|