INF 1771 - Inteligência Artificial (2012.1) PDF Print E-mail
Atenção: A versão mais recente do material da disciplina está disponível em [INF1771 - 2013.1]

Material das Aulas:

Listas de Exercícios:

Trabalhos:

Notas:

Aluno Lista Ex. 01 Lista Ex. 02 Lista Ex. 03 Lista Ex. 04 Lista Ex. 05
Lista Ex. 06 Trabalho 1 Trabalho 2
Trabalho 3
Davi Rocha Silva OK
OK

OK
OK
OK
9.5
0.0
9.0
Erico Nascimento Borneo OK

OK

OK

7.0
0.0 0.0
Gustavo B. A. Peixoto OK
OK
OK
OK
OK

14.0
0.0 8.0
Julio Ribeiro da Silva OK
OK
OK
OK
OK

12.0
12.0
8.0
Leonardo M. C. Novaes
OK
OK
OK
OK

14.0
0.0 8.0
Leonardo R. Andrade OK
OK
OK
OK
OK

12.0
9.5
9.0
Marcelo Politzer Couto
OK

OK


12.0
12.0 8.0
Marcos H. de Loureiro Jr OK

OK

OK

12.0
5.0
8.5
Mauricio G. S. Carvalho OK

OK
OK
OK

12.0
9.5
9.0
Peter Gomes Brasil OK
OK
OK
OK


12.0
12.0 8.0
Rafael L. N. Simoes Leite OK
OK
OK



12.0
5.0 0.0
Raphael Lydia Bertoche OK
OK
OK

OK

7.0
0.0 0.0
Rodrigo M. Alencar OK
OK
OK

OK
OK
12.0
5.0
8.5
Sven Amann OK
OK
OK
OK
OK
OK
12.0
10.0
10.0
Vicente V. Alencar OK
OK
OK

OK

12.0
5.0 4.5


Ementa do Curso:

  • Introdução
    • Inteligência Artificial
    • Evolução da Inteligência Artificial
    • Agentes Inteligentes
  • Busca
    • Resolução de Problemas por Meio de Busca
    • Busca Cega
    • Busca Heurística
    • Busca Local
    • Algoritmos Genéticos
  • Lógica
    • Lógica Proposicional
    • Lógica de Primeira Ordem
    • Prolog
  • Planejamento
    • Planejamento de Ordem Parcial
    • Hierarchical Task Networks
    • Planejamento Não-Determinístico
  • Raciocínio com Incerteza
    • Redes Bayesianas
    • Lógica Fuzzy
  • Aprendizado de Máquina
    • Aprendizado Supervisionado
    • Aprendizado Não Supervisionado
    • Aprendizado Por Reforço
  • Inteligência Artificial para Jogos
    • Conceitos
    • Waypoints
    • Máquinas de Estados para Jogos
    • Outras Técnicas

Critério de Avaliação: 12

  • Listas de Exercícios (N1 – peso 3.0)
  • Trabalhos (N1 – peso 7.0)
  • Trabalho Final (N2 – peso 10.0)
  • M = (N1+N2)/2

Bibliografia Principal:

Russell, S. and Norvig, P. Artificial Intelligence: a Modern Approach, 2nd Edition, Prentice-Hall, 2003.

Bibliografia Complementar:

Mitchell, T. Machine Learning, McGraw–Hill Science/Engineering/Math, 1997.

Bratko, I. Prolog Programming for Artificial Intelligence (3rd edition), Addison Wesley, 2000. ISBN 9780201403756.

Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.

Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.