INF 1771 - Inteligência Artificial (2012.2) PDF Print E-mail
Atenção: A versão mais recente do material da disciplina está disponível em [INF1771 - 2013.1]

Material das Aulas:

Listas de Exercícios:

Trabalhos:

Notas:

Aluno Lista 01 Lista 02 Lista 03 Lista 04 Lista 05
Lista 06 Lista 07 Trabalho 1 Trabalho 2
Trabalho 3
Allan Werner Schottler
OK
OK
OK
OK
OK
OK
OK
13.0
8.0
9.0
Deborah Gabisson
OK
OK
OK
OK


10.0
10.0
0.0
Fernando Plastino Pachu
OK

OK
OK
OK


12.0
0.0
0.0
Guilherme A. D. Rodrigues
OK
OK
OK
OK

OK

13.0
4.0
0.0
Jean-Baptiste Gagnepain
OK
OK
OK OK
OK

OK
10.0 10.0
0.0
Joao Henrique C. Monnich
OK
OK





11.0
10.0
0.0
Lucas A. Fonseca Feliciano
OK






13.0
0.0
9.0
Luis Felipe M. Henriques
OK
OK
OK
OK
OK
OK
OK
11.0
10.0
0.0
Per Gifvars
OK
OK


OK


10.0 10.0
0.0
Raphael Lydia Bertoche
OK

OK
OK

OK
11.0
10.0
9.0
Rodrigo Lourenco Monteiro
OK
OK
OK
OK
OK
OK
OK
12.0
10.0
0.0
Rodrigo L. da Silva Dumont







13.0
0.0
0.0
Rustam Camara Mesquita
OK
OK
OK
OK
OK

OK
10.0
7.5
0.0
Sheriton Rodrigues Valim
OK
OK
OK
OK
OK

OK
11.0
10.0
9.0

Ementa do Curso:

  • Introdução
    • Inteligência Artificial
    • Evolução da Inteligência Artificial
    • Agentes Inteligentes
  • Busca
    • Resolução de Problemas por Meio de Busca
    • Busca Cega
    • Busca Heurística
    • Busca Local
    • Algoritmos Genéticos
  • Lógica
    • Lógica Proposicional
    • Lógica de Primeira Ordem
    • Prolog
  • Planejamento
    • Planejamento de Ordem Parcial
    • Planejamento Não-Determinístico
  • Raciocínio com Incerteza
    • Redes Bayesianas
  • Aprendizado de Máquina
    • Aprendizado Supervisionado
    • Aprendizado Não Supervisionado
    • Aprendizado Por Reforço
  • Inteligência Artificial para Jogos
    • Conceitos
    • Waypoints
    • Máquinas de Estados para Jogos
    • Outras Técnicas

Critério de Avaliação: 12

  • Listas de Exercícios (N1 – peso 3.0)
  • Trabalhos (N2 – peso 7.0)
  • M = (N1+N2)

Bibliografia Principal:

Russell, S. and Norvig, P. Artificial Intelligence: a Modern Approach, 2nd Edition, Prentice-Hall, 2003.

Bibliografia Complementar:

Mitchell, T. Machine Learning, McGraw–Hill Science/Engineering/Math, 1997.

Bratko, I. Prolog Programming for Artificial Intelligence (3rd edition), Addison Wesley, 2000. ISBN 9780201403756.

Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.

Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.


Semestres Anteriores: